segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Segredo do Universo

Mega Man 10 é picaretagem.

Quem teve a paciência de acompanhar esse humilde recinto ou mesmo de vasculhar nos seus arquivos sabe que sou uma pessoa azeda, mau humorada, sem graça e meio do contra. O último só por diversão. Sabe também que eu gosto dos jogos bons. Dos ruins também, mas prioritariamente dos bons.

E eu adoro Mega Man. Na verdade é uma das minhas séries favoritas junto com Castlevania.

Porque picaretagem, então, se vão reviver (de novo) uma série tão boa de jogos tão bons do jeitinho que a gente lembrava e amava? Pois é, essa última coisinha aí é que é o meu problema. Eu não quero as coisas que eu gosto do jeito que eu gostava quando as conheci. Pelo menos não mais. Para isso tivemos Mega Man 9, pro qual eu já dei uma bela torcida de nariz como vossas senhorias podem averiguar aqui mas que, pensando em retrospecto, é até algo passável. Justificável, até.

Mas fazer duas vezes a mesma coisa? Aí não. Encontro-me de boa. Eu não vou nem discutir a inclusão de um Sheep Man, um Homem-Ovelha-Robô na história, que talvez seja a melhor ideia que tenham tido nesse negócio todo. Só que lançar o segundo Mega Man 2D 8-bits nesse estilo primeiro que me cheira à preguiça ("rehash" como disse meu bom amigo Takeshi "DFF" Oyama"). Segundo que me cheira a retrocesso.

Eu francamente não sei se o melhor caminho para a já bem falia franquia do heroizinho azul é se manter nas aventuras 2D. Mas sei não se renova nada ficando preso ao passado. E sei que o futuro podia ter sido Battle Network, mas não foi. Sei também que, infelizmente, o pai Keiji Inafune hoje em dia não dá duas merdas para o que acontece com série.

Mega Man Legend 3? Duvido. Só mencionaram porque sabem que nunca vão fazer.

O risco de inovar existe. Ele sempre existe. E é capaz que, como o próprio Takeshi falou, perderem mais fãs antigos do que conquistarem novos, caso fossem apostar em algo realmente novo. Prefiro, porém, que meu herói morra com alguma dignidade do que continue vivendo na mediocridade.

Mas é claro que a minha opinião não vale picas.

Fernando Mucioli, Mestre Robô

2 comentários:

Douglas disse...

Não tenho dúvida de que vou jogar,como joguei o 9. Gostar? Só do Sheep Man. Vou jogar pra poder cagar em cima. Nem jogar com o Forte vai ter a mesma graça de antes,ainda mais que o fdp nunca foi 2d. Será que não tem mesmo uma mente brilhosa que possa fazer um Rockman decente? Pq se nego vier com Ryusei pro meu lado eu lasco um meteoro no reto do cão.

Anônimo disse...

Eu bem q queria q saisse o Legends 3, com certeza eu jogaria (não tem nada a ver com a serie principal, mas mesmo assim eh uma das minhas preferidas XP)