domingo, 24 de agosto de 2008

De Peixe

Semana passada três das maiores agências que pesquisam o mercado de games se reuniram para descobrir qual foi o título mais vendido do mundo nessa pouco-mais-de-metade de 2008 que já passou. NPD, Enterbrain e GfK Chart-Track Limited cruzaram dados coletados, respectivamente, nos Estados Unidos, Japão e Reino Unido para definir qual foi o campeão.

Deu Grand Theft Auto IV na cabeça.

Aqui um adendo: acredito que só tenham sido coletados dados da Grã Bretanha ou por que não existe um só órgão que faça essa medição para o resto da União Européia ou simplesmente porque o resto do mercado não é tão expressivo assim. Vai saber.

Resumindo os dados divulgados na última quinta-feira por essas agências, chega-se ao seguinte pódio estendido: na ordem, GTAIV (PS3/360), Super Smash Bros. Brawl (Wii), Mario Kart Wii (Wii), WiiFit (Wii) e Guitar Hero III: Legends of Rock (PS3/PS2/360/Wii). Com exceção do último, todos esses foram lançados entre março e maio de 2008.

Uma rápida reflexão sobre esses dados mostra algumas coisas.
A primeira, e talvez mais óbvia, é que mesmo dez anos depois GTA ainda tem pique e público para vender mais de seis milhões de cópias (vezes 60 dólares cada...) pelo mundo. E também que a Take-Two não precisa se importar muito com o Japão, já que lá o jogo nem foi lançado ainda.

Não que os orientais morram de amores pela controversa série da Rockstar.

Outro aspecto que vem à tona é o inegável sucesso do Wii. Com exceção dos três títulos para o pequeno console da Nintendo, a lista não tem outros exclusivos. Essa força, que já vem tomando forma faz tempo, leva a outro fato curioso.

A noção de que qualidade não é igualmente proporcional a sucesso de vendas está aí desde o tempo do agachadinho, e não é mais novidade para ninguém - esteja falando da indústria de games, de livros, de música, ou de paçoca.

Mas o problema reside exatamente aí: os paradigmas de qualidade, que sempre foram absurdamente subjetivos, foram virados de ponta-cabeça mais uma vez. Como avaliar se determinado jogo é "bom" ou não? Pra quem? Dá pra considerar WiiFit um jogo propriamente dito?

Salvo algumas raras exceções, os jogos de Wii todos têm valores de produção de qualidade duvidosa. O dito Mario Kart é um deles. Mas não importa o nome: se for da Nintendo vai vender horrores. Não os culpo se eles acharem realmente que não precisam trabalhar mais pro hardcore - que, pelo menos em teoria, deveria ter um olho mais crítico pra esse tipo de coisa ou, na pior das hipóteses, é um fanboy que não toma banho. A coisa vai vender do mesmo jeito.

É bom porque está abrindo o mercado. É ruim porque está fazendo despencar a qualidade...?

Nas ilustres palavras da Regina Duarte, "eu tenho medo". Pelo menos um pouco.

Nenhum comentário: