sexta-feira, 24 de julho de 2009

Boa Idéia, Má Idéia

Um assunto recorrente das conversas que eu tenho com o Jefferson "Pao Pao Cafe" Kayo e o Takeshi "Mago do Flash" Oyama é a triste inexistência de jogos "muito-locos-véios" inspirados na história do Brasil.

Veja só você: temos games inspirados no faroeste americano. Nas guerras civis japonesas. Nas Cruzadas européias. Nas tribos africanas. Na antiguidade chinesa. E nossos velhos amigos - nós mesmos - ficam de fora?

Por isso, a equipe de um escritor do Kotowari preparou uma lista com várias sugestões pertinentes para criadores de jogos atentos aproveitarem todo o potencial do legado histórico desse Brasil varonil.

- Canudos & Conquer (Estratégia em Tempo Real)
Jogo de estratégia baseado no famoso conflito do nordeste brasileiro. Conselheiristas, rápidos, numerosos, fracos e com poderes mágicos - perfeitos para "zerg rushes" - contra Republicanos hi-tech armados até os dentes. Duas campanhas, muita diversão.

Nome alternativo: Command & Canudos

- Call of Duty: Paraguai Warfare ou Araguaia Warfare (Tiro em Primeira Pessoa)
Duas poossibilidades de FPS tupiniquins. Um enfrentado um ditador que se uniu a alienígenas para construiu um império na Terra, e outro controlando uma força tática especial cuja missão é libertar o país do domínio do supercomputador G.V.. Possíveis elementos de furtividade a la Metal Gear Solid nesse último.

- President Evil (Survival Horror)
Uma equipe especial da polícia federal se vê presa em um complexo miilitar/científico/umbandista criado com o intuíto de trazer à vida a Forma Definitiva de Getúlio Vargas. Sem muitos segredos aqui. Só poderíamos trocar os zumbis tradicionais por espíritos zombeteiros ou coisas do tipo.

- Cana Tycoon (Gerenciamento)
Você é o chefe de um engenho - faça-o crescer! Compre equipamentos de alta tecnologia para aumentar a produção e a produtividade! Mas cuidado, é bom manter o capataz por perto para motivar seus empregados quando ficarem cansados!

- Captain Quest (RPG)
Um jovem guiado por espíritos ancestrais parte numa viagem para salvar o mundo - e essa jornada passará por todos as "Capitanis", onde encontra amigos (como o simpático saci, praticante de artes marciais) e enfrenta criaturas terríveis (Cuca, Negrinho do Pastoreio).

- King of Quilombolas (Luta)
Dez aldeias, 30 lutadores, um só Rei! Jogo de luta que mistura mais variados estilos de capoeira (os reais e os que permitem que você solte uma bola de energia pelos pés) em um único torneio. O capoeirista de fogo e o capoeirista de gelo já são garantidos, mas nada impede a entrada de um Capitão do Mato aqui e um espírito da floresta ali.

Agora que todo o trabalho duro já foi feito, mãos à obra, sim?

Fernando J. Mucioli. "J" de "Jerico".

Um comentário:

A.Sato disse...

Hahaha adorei os nomes dos jogos, mesmo não sendo assim, faltam jogos mais nacionais mesmo =p
E mesmo q tivesse, não sei até que ponto as pessoa slevariam a sério O_o

Enfim, divertido pensar nisso