domingo, 19 de julho de 2009

Inocência Perdida

Hoje me dei conta de que eu adoro essas bisnaguinhas da Seven Boys. Sério, são as melhores. Além de serem as mais gostosas e macias, ficam assim por mais tempo mesmo depois que a gente abre o pacote - diferente das outras, que já secam no dia seguinte.

O que eu NÃO gosto, porém, é de gente que fala bobagem.

Foi o Doutor Cláudio "Hadovken" Prandoni quem botou no tuíter um artigo do Destructoid de reação a uma resolução recente da Federal Trade Comission, um órgão
que regula comércio nos Estados Unidos. Essa é, essencialmente, uma "cartilha" de como encarar os posts nos blogs de games e, nas entrelinhas, os classifica como não sendo jornalismo d verdade.

Essa é uma das bobagens.

Quem acompanha notícias por esse mundão sem portera sabe que existem blogs tão bons (senão melhores) do que sites grandes e "jornalísticos-de-verdade". Cito o Joystiq como um exemplo de blog bom em comparação ao GameSpot, site ruim salvas algumas exceções. Os rapazotes dão mais notícias, que são mais interessantes e que chegam aos Intertubos mais rápido. Talvez não com a profundidade e a contextualização devida, mas ainda sim é um blog muito bom.

A outra bobagem vem do próprio Destructoid - ele mesmo um dos blogs mais conhecidos do meio. Leiam o texto inteiro, se possível. Se impossível, eu resumo: a
conclusão do artigo é que "entusiastas de videogame" são mais confiáveis que "jornalistas 'de verdade'" e que os grandes sites são os que devem levantar suspeitas de corrupção, digamos assim. A segunda e a terceira bobagem.

Reação bunda-doída. Revoltadinha. Rebelde sem calças. Se hay govierno, soy contra!.

Como o texto do Destructoid bem diz, não só de anjos e/ou demônios são feitas as redações - sejam elas de blogs ou sites grandes e bem estruturados. Quer dizer que qualquer um deles pode produzir matérias incríveis - como algumas entrevistas que o 1UP faz com o Tomonobu Itagaki e a série de "entrevistas em cadeia" que o Kotaku fez logo depois da E3 de 2009 - e lixo com direito à moscas e xorume - o artigo sobre "Sound Novels" do próprio 1UP e, bom, todo o resto do jornalismo de fundo de quintal que o Kotaku regurgita todo dia.

Me perdoem os que seguem a filosofia explicitada acima. Sou contra ela, como já se pôde perceber. Nem sempre o pequeno é o puro, o coitado, o indefeso e, por isso mesmo, o guardão do que é certo e justo - como se uma coisa tivesse realmente algo a ver com a outra - enquanto o "sistema" é mau, enganador e manipulador. Coloca-se muito peso em um Gerstmanngate (que foi, obviamente, grave) e na corrupção dos grandes meios e esquece-se que, dia após dia, muita gente irresponsável lasca o dedo nos seus blogs.

Aliás, taí: se o jornalismo de grandes sites é corrupto, o jornalismo de blogs é irresponsável. Em ambos os casos, com relação à informação e à desinformação.

De qualquer forma, podem acreditar no qu eu digo: as bisnaguinhas Seven Boys são boas mesmo. Com requeijão, manteiga, ou até puras. Purinhas

Fernando Mucioli. Advogado do Diabo desde 1984.

Nenhum comentário: