domingo, 2 de agosto de 2009

Estratégia. Do grego...

Dia desses eu tava pensando em como a gente não aprende mais nada de verdade a partir de certo ano da escola. Na sétima ou oitava série, acho. Depois disso o negócio é tentar memorizar a maior quantidade de lixo possível pra chegar no fim do bimestre e tirar nota.

Um ou outro professor ainda tentam o velho discurso do "Gente, o importante é aprender. Não pensem na nota". Ok. A pergunta que a sua mãe fazia quando pegava o boletim era "Filho, o aprendeu tudo direitinho?" e não "Porque isso tá cheio de nota vermelha, seu burro?". Vai crendo.

É por isso, irmãos, que eu jogo RPG com FAQ do lado. Com duas exceções:

1. Zelda. Porque ele é mais jogo de Aventura do que RPG.
2. Final Fantasy. Porque esses a gente termina mesmo que não tenha braços pra botar nas costas.

Eu já discuti aqui a relação entre jogabilidade e história (então deixem de ser preguiçosos e vão lá dar uma olhadinha po) então não vou fazer isso de novo. Limito-me a dizer que eu jogo RPGs justamente pra saber como aquelas crianças inxeridas e seu cachorro pulguento vão impedir que o vilão andrógino destrua o planeta - não qual a combinação de espada, posicionamento, sorte, acessórios e magias vai causar mais dano em um turno.

Eu quero nota, não fingir que estou aprendendo.

O meu uso dos gloriosos guias escritos, porém, não é generalizado. A ajuda divina só é requisitada em casos pontuais - a saber, chefes. Cheguei lá num grandão. Pauso, consulto (ou peço pra patroa consultar) meu Walkthrough favorito em busca de possíveis pontos fracos ou particularidades que vão me fazer arrancar cabelos, duplo-checo as condições do grupo e vou pra peleja.

Não me incomoda no mínimo explorar calabouços e passar pelos encontros (às vezes) aleatórios - até me divirto com esses. E sim, eu adoro pegar nível. Poderia ficar horas só fazendo isso. Se tiver alguma habilidade pra aprender junto então (série Tales, estou olhando pra você), deus-me-livre-guarde. Mas também não tenho nenhum saco pra encarar os grandões sozinho. Muito grandões pro meu gosto.

A título de curiosidade, minhas mais recentes vítimas são Persona 4 - guia pra conseguir nível máximo em todas as comunidades - e Devil Summoner Raidou 2 - estatísticas dos chefes. Ambos bastante recomendados tanto no fator Scooby Doo quanto no fator Fight-Magic-Item-Run.

Já mencionei que eu quase levei bomba no terceiro colegial?

Fernando Mucioli, sujeitinho nojento

Um comentário:

A.Sato disse...

Meu grande problema fica sempre é nos mapas né.
Não consigo descansar em paz se não completar mapa quadradinho por quadradinho, nem q precise carregar o jogo de novo pra deixar tudo bonitinho antes de seguir em frente =p

Já walkthrough e coisas assim eu acabo apelando só em ultima instancia XP